top of page
  • Foto do escritorEstúdio PiMa

Dália - conheça mais sobre essa flor

Dahlia, nome comum dália, é um género botânico pertencente à família Asteraceae.

Ao todo, são mais de 3 mil espécies já registradas



É originária do México, onde é muito popular.


Os índios daquela região foram os primeiros a cultivar dálias, ainda no período do império Asteca. Por volta do final do século XVIII, o diretor do Jardim Botânico de Madrid encantou-se com a flor, durante uma visita ao México. Foi o suficiente para que a dália atravessasse o oceano e chegasse à Europa, onde se adaptou ao clima temperado.

Foi o botânico sueco Anders Dahl, responsável pela expansão das dálias pela região nórdica da Europa, que inspirou o nome da flor. Os holandeses e os franceses foram os maiores incentivadores do cultivo e da produção de inúmeras espécies híbridas de dálias.


Dália_Vermelha_estúdioPiMa

Os imigrantes holandeses contribuíram para a propagação desta flor no Brasil. Hoje, entre naturais e híbridas, existem mais de 3 000 variedades, com uma diversificação de formas, cores tamanhos e adaptações a diferentes condições.

O que encantam nas Dálias é o tamanho das flores e as cores e formas. Escolher uma dália favorita é um desafio devido a suas variedades. Além de terem um arco-íris de cores, as flores da dália podem variar em tamanho, desde pequenos pompons a flores gigantes.


A dália representa reconhecimento, harmonia e gentileza.


No Japão, a dália branca é sinal de bom gosto e em muitos países ela é considerada como símbolo de união, comprometimento e esperança.


Dália amarela_estúdioPiMa

Seu significado também varia de acordo com as cores de suas inflorescência, por exemplo:

Amarela – União recíproca e amor correspondido;

Vermelha – Olhos abrasadores e paixão insinuante;

Rosa – Delicadeza e sutileza;

Roxa – Piedade.








Além de linda, a Dália também é PANC

As flores são comestíveis e as raízes podem ser cozidas para consumo como hortaliça ou para a extração de um extrato doce, o qual é utilizado como bebida ou aromatizante em cafés, chás, chocolates e sorvetes. Também da raiz, pode ser extraída a frutose do amido, indicado como adoçante para diabéticos.


Se você se apaixonou pelas Dálias, recomendamos seguir esse perfil de uma das maiores produtoras de Dálias:



3.233 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page