top of page
  • Foto do escritorEstúdio PiMa

Por que os eucaliptos são queridinhos na decoração?

Vamos falar do eucalipto, essa árvore que é super versátil, muito usada na decoração, na indústria, para diversos fins, e na medicina.


Na decoração, a folhagem de eucalipto é muito usada para dar volume, mas mais do que isso, ela tem tonalidades incríveis, do verde azulado ou verde escuro, as diferentes espécies trazem formas e cores lindas para as composições.


Existem vários tipos de eucaliptos, aproximadamente 600 espécies diferentes, e a maior vantagem é que, além de lindos, muitos são cheirosos e depois de desidratados mantém a mesma estrutura de cor e formato que quando ainda vivos e é por isso que ele é muito usado em arranjos, pois pode ficar ali decorando o espaço por muito tempo, mesmo depois de desidratado.


Os principais eucaliptos que usamos na decoração são:


Eucalyptus cinerea


Conhecido como eucalipto cinzento, eucalipto azul ou eucalipto argentino

É o queridinho das decorações, tem uma tonalidade linda e seca naturalmente nos arranjos. O cheiro dele é tão forte que se tiver uma maço grande é capaz de perfumar o ambiente.







Corymbia citriodora (eucalipto cheiroso)

Corymbia citriodora também é conhecido pelos nomes comuns de eucalipto-cidró, eucalipto-limão ou eucalipto-cheiroso, o formato das folhas é mais comprido e fino e as sementes são lindas também para usar em composições florais.













Eucalyptus camaldulensis


Esse eucalipto talvez seja mais conhecido pelas suas sementes, elas são muito usadas na decoração, pois duram muito e também desidratam muito bem, mantendo sua estrutura.



Além do uso de decoração, o eucalipto é usado para outras funções, como:

Extração de óleos: Os óleos essenciais extraídos de plantas de eucalipto são utilizados como medicamento, ajudando no tratamento de doenças respiratórias como tosse, gripe, bronquite, asma, amigdalite, dentre outras. Estes óleos são também utilizados para dores musculares e articulares e picadas de inseto.

Madeira: A madeira é utilizada para a construção civil, fabricação de móveis e fabricação de embalagens.

Papel: O eucalipto é muito usado para a fabricação da celulose do papel.


Como desidratar o eucalipto

Para desidratar o eucalipto basta deixar secar naturalmente no vaso com água ou colocá-lo de ponta-cabeça para secar ao ar livre.


1.664 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page