• Estúdio PiMa

Como montar uma prensa de flores

Prensa de flores é um jeito especial de secar suas flores e plantas. As flores desidratadas na prensa são oriundas de trabalhos botânicos, mas servem para uma série de trabalhos artísticos nesse universo e é sobre isso que falamos nesse post aqui. Com suas flores e folhas prensadas você pode criar uma série de trabalhos, de peças de bijuteria e decoração a papel de parede e de carta. É um trabalho lindo, cuidadoso e de paciência.

Tecnicamente a prensa pode ser feita de maneira simples, você precisa de duas placas de madeira, parafusos com porca borboleta, papelão e folhas de papel ou jornal.


A ordem de montagem:


Como escolher as flores e folhas certas:


Parece óbvio, mas o primeiro cuidado precisa ser na escolha dessas flores ou folhas. Escolha as flores que estão em perfeito estado e ainda novas, não adianta pegar pétalas queimadas ou flores murchas, o resultado não ficará bom.

Outro cuidado é com o pedaço da flor ou folha que queremos desidratar, o ideal é que você coloque na prensa apenas o que você pretende usar em um trabalho futuro. Se não pretende usar as hastes da flor, o ideal é que você descarte e coloque apenas a parte a ser usada na prensa.



Alguns pontos de atenção:

  • Cuidado com as folhas que você usará para secar, folhas muito sintéticas, com muita cola, como as de revista, não servem para esse tipo de trabalho, elas vão grudar, você pode perder todo o trabalho. O ideal é a folha mata borrão ou de jornal como alternativa mais simples e econômica.


  • Outro cuidado importante é com a prensa durante o processo de secagem, abra a sua prensa para ver a situação do processo de vez em quando, a cada dois dias por exemplo. Caso alguma das suas flores ou folhas tenha molhado muito o papel ou esteja começando e embolorar, você tem tempo de trocar o papel e resolver a situação antes que perca todo o trabalho.


  • Use pinça para manusear o seu trabalho, depois de desidratada e prensada elas ficam delicadas e qualquer movimento "mais pesado" com a mão pode estragar o trabalho.


Como conservar?


Depois de desidratado, recomendamos que você coloque em um envelope ou saco de plástico a vácuo e deixe ele bem reto para não amassar ou rasgar seu trabalho.


Caso você observe o aparecimento de pragas ou mofo, passe um pouco de álcool 70 com um cotonete bem delicado para limpar.


Nesse vídeo ensinamos passo a passo como montamos e prensamos as nossas flores e folhas: https://www.instagram.com/p/CLEl07cHtas/


383 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo