top of page
  • Foto do escritorEstúdio PiMa

Quais os benefícios das plantas para nossa vida?

Todo mundo anda falando que ter plantas em casa faz bem, mas porque?

São várias razões, mas a principal tem a ver com a nossa origem, viemos da natureza, por isso estar perto das plantas, escutar o barulho do mar, do rio, entre outras experiências com a natureza é tão importante.


Mas vamos destacar aqui as melhores razões para trazer essa natureza para sua casa ou trabalho.


Relaxamento

Vamos começar pela sensação de relaxamento que elas trazem ao ambiente, seja ele casa ou trabalho. As folhas coloridas, os formatos e os tons de verde são capazes de nos trazer uma sensação de paz enorme, sem contar nos pássaros e borboletas que podem ser atraídos e que nos trazem a sensação de estar no meio da natureza, mesmo estando dentro da cidade, mas fique tranquilo, não é necessário ter uma selva em casa para encontrar esse relaxamento, um arranjo de flor ou um conjunto pequeno de plantas já é capaz de transmitir paz 💚



Ajudam concentração



Vocês sabem sobre o poder das plantas na nossa concentração? Sim, elas ajudam muito, vários estudos já mostraram que estar perto da natureza melhora a concentração, inclusive deixar plantas no trabalho podem ser ótimas aliadas para deixar o ambiente mais produtivo.


Outros estudos ainda apontaram que as plantas podem ajudar a aumentar a memória em até 20% , estimulando os nossos sentidos de concentração e produtividade. E todos esses benefícios não são só para adultos, outra pesquisa concluiu que crianças com transtorno do déficit de atenção tiveram um aumento na capacidade de concentração após 20 minutos de caminhada em locais ao ar livre com muitas plantas. Portanto, se você não tem nenhuma flor ou planta na sua mesa de trabalho ou estudo, procure colocar uma, ela vai fazer muita diferença 🧡


Purificam o ar


Outro benefício de ter plantas em casa, elas ajudam a purificar o ar!!!


No processo de fotossíntese as plantas absorvem CO2 do ambiente e liberam O2, além disso, poucas pessoas sabem, mas algumas espécies de plantas são especialmente indicadas para purificar ambientes fechados. A descoberta foi resultado de um estudo realizado pela NASA, a agência espacial norte-americana, em 1989, para identificar quais plantas seriam mais eficientes nas suas experiências. O estudo considerou alguns poluentes tóxicos mais comuns e catalogou 19 espécies de plantas que absorvem as toxinas e melhoram a qualidade do ar. Incrível não é mesmo? Bora encher essa casa de plantas pessoas, é só coisa boa!


Fazem companhia


As plantas são capazes de transformar a energia da casa, é sobre isso que estamos falando aqui. Além disso elas são ótimas companhias, o processo de cuidar das plantas pode ser mais terapêutico do que se pode imaginar. Observar as folhas crescendo, o nascimento de uma flor ou até mesmo o aparecimento de alguma praga faz com que a gente crie uma relação de afeto, por isso vimos o crescimento do aumento do consumo de plantas na pandemia, principalmente quem mora sozinho. Portanto, ache normal falar com as suas plantas, elas vão sentir esse amor todo e sem dúvida vão crescer e florescer na sua casa.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page