top of page
  • Foto do escritorEstúdio PiMa

O que são Kokedamas


Kokedama é uma técnica de arranjo botânico. É uma antiga arte japonesa que significa "envolto em musgo", traduzindo literalmente "bola de musgo". É uma técnica bem parecida com os bonsais em que o limitador de crescimento são os vasos, nas Kokedamas o musgo faz o papel do vaso.


As plantas são envolvidas em camadas de musgo e presas com uma linha ou corda. Quase todas as plantas podem ser usadas, com exceção das que não toleram umidade, como cactos e suculentas.


Na técnica original as plantas ficavam apenas sob um prato, vaso ou móvel, com a difusão da técnica outras criações foram surgindo, incluindo técnicas de montagem e maneiras de mantê-las, incluindo aéreas, presas por cabos de aço ou até mesmo linha.


Manutenção

A manutenção é um pouco mais simples, mas a planta demanda atenção do mesmo jeito. No geral, basta mergulhar a planta em um balde com água. A água penetra na raiz e as camadas de musgo ficam úmidas, com o passar dos dias a raiz vai absorvendo a umidade do musgo. Para plantas que não toleram solo úmido, o ideal é regar com um tubete apenas no centro da bolo, pegando apenas a raiz e não umedecendo a bola inteira.


O adubo ideal é líquido, colocado na água antes de regar de acordo com a necessidade da sua planta.


86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page