• Estúdio PiMa

O que é a aromaterapia, para que serve e quais são os óleos mais consumidos?


Recentemente o tema aromaterapia ganhou relevância, muito se tem falado sobre o poder dos óleos essenciais botânicos para o tratamento de ansiedade, insônia, asma e claro, para promover o bem-estar.


Sempre falamos aqui da importância da natureza na nossa vida, como manter mais perto e aproveitar ao máximo o que ela nos entrega e, a aromaterapia é uma dessas possibilidades.

as o que é a aromaterapia, para que eles servem e quais são os óleos mais consumidos?



O que é aromaterapia?


É um tratamento curativo que utiliza principalmente o olfato e as propriedades dos óleos essenciais oriundos da extração de flores, folhas, frutos e raízes. A etimologia da palavra remete à cura pelo cheiro. A aromaterapia é uma medicina natural alternativa, cientificamente comprovada, com propriedades curativas.

A técnica utiliza o aroma e as

partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro.


Mas é importante avisar, o uso da aromaterapia precisa ser orientada por um naturopata ou qualquer outro profissional especializado.





Para que serve a aromaterapia?



Os óleos essenciais possuem substâncias odoríferas que são inaladas e estimulam nossas células nervosas olfativas, contribuindo no tratamento da insônia, estresse, ansiedade, dor, depressão, entre outras doenças e desconfortos. Além disso, há os efeitos fisiológicos advindos das propriedades bactericidas, antifúngicas e antivirais dos óleos que penetram em nosso corpo.

Os principais tratamentos com óleos essenciais são para aliviar sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma e promover o bem-estar.


5 óleos essenciais para você testar


Lavanda

É bactericida, muito usado para relaxar e aliviar a TPM, amenizando sintomas de depressão. Ajuda em condições digestivas e dores de cabeça, pois seu odor suave acalma o sistema nervoso.


Hortelã

Alivia o estresse, reduz sintomas de náuseas e outros problemas digestivos.


Alecrim

Aumenta os níveis de energia, eleva o poder do cérebro de concentração, melhora na precisão em tarefas mentais exigentes, além do aroma transmitir uma sensação de frescor.


Laranja

Tem funções antibacterianas, ajudam a diminuir os níveis de estresse e relaxar, colaborando também na diminuição de sintomas da ansiedade.


Rosa

É o óleo essencial perfeito para mulheres. Ajuda a equilibrar os hormônios, colaborando nas fases de TPM e menopausa. Tem funções poderosas para a pele, agindo como hidratante e adstringente para peles sensíveis e maduras.


48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo