• Estúdio PiMa

Lavandas, de arranjos a saúde, uma planta completa, cheia de benefícios


Como sempre falamos aqui, as flores, além de enfeitar nossa casa, trazem um aroma delicioso e uma série de benefícios para o nosso bem-estar e saúde.


A nossa flor da semana é a Lavanda, uma flor super versátil, que enobrece nossos arranjos, e é usada para banhos, incenso, alimentos e claro, para a saúde.


As lavandas são comumente conhecidas por seu aroma forte e delicioso.

Normalmente citada por sua cor e aroma, a lavanda e seu óleo essencial podem proporcionar incríveis benefícios para a saúde. O nome "lavanda" deriva da raiz latina “lavare”, que literalmente significa “lavar”.

Durante muitos anos a lavanda tornou-se um item para banho em várias regiões, incluindo a Pérsia, a Grécia antiga e Roma. Essas culturas acreditavam que a lavanda ajudava a purificar o corpo e a mente.

Desde os tempos antigos, a lavanda tem sido usada para tratar muitas doenças diferentes, incluindo: Problemas de ansiedade, Insônia, Depressão, Dor de cabeça, Quedas de cabelo e transtornos do sono.


Existem mais de 40 espécies diferentes de lavanda, mas apenas 4 delas se deram bem no Brasil e comumente encontramos apenas duas, a Alfazema fina (Lavandula angustifolia) e a Lavanda (Lavandula dentada). Isso porque a lavanda gosta de frio, de pouca umidade e de solo alcalino.

Para os benefícios a saúde, a lavanda tem propriedades relaxantes, calmante e sedativa.



Os tipos de lavandas mais comuns no Brasil.


Lavandula angustifolia (Alfazema fina)

Lavandula angustifolia é uma espécie de planta da família Lamiaceae e do gênero Lavandula, conhecida popularmente como lavanda ou Alfazema fina.











Lavandula dentada (Lavandim, lavanda, alfazema)

Lavandin tem menos poderes curativos, mas um forte aroma, por tudo isso ela é largamente usada em sabonetes e perfumes.

Os arbustos resultantes (lavandin) apresentam flores de coloração azul-escura, maiores que as da Lavanda e extremamente perfumadas.




Ambas as flores secam muito bem e continuam enfeitando os arranjos mesmo depois de secas e, por incrível que pareça ainda continuam com aroma forte.


Se você lavanda, uma outra dica é deixar secar e preparar um delicioso incenso. Aqui uma receita para você preparar um incenso:

https://www.instagram.com/reel/CLzKfG2HwC-/





20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo