top of page
  • Foto do escritorEstúdio PiMa

Ferramentas para trabalhar com flores

Quer trabalhar com arte botânica? Quais as ferramentas necessárias?

Vamos aqui detalhar todas elas


As ferramentas são essenciais para uma boa execução de um trabalho manual, quanto mais bem equipado você está, melhor e mais rápido é o resultado. Nesse vídeo passamos pelas principais ferramentas que usamos no nosso dia a dia.


Nesse vídeos do IGTV da PiMa detalhamos os usos de todos os materiais


Arames


Eles existem em várias espessuras, encapados e não encapados e ajudam a criar estruturas, aumentar caules de flor e amplia muito a sua possibilidade de criação.

Em floriculturas e gardens você encontra os arames recozidos de várias espessuras e os encapados.






Floral tape


Floral tape, essa é um dos principais produtos para quem quer trabalhar com design botânico. Essa fita floral é uma cola que se ativa quando você estica e ajuda muito nos trabalhos. Existem várias cores e você pode usar de acordo com a cor do seu trabalho, verde escuro para trabalhos com muita folhagem, rosa claro ou branco para tons mais claros, arranjos de cabelo e por aí vai…

Essa fita é essencial para o trabalho floral e você pode encontrar em floriculturas, gardens e no Mercado Livre. No Ali express você pode encontrar também uma infinidade de cores.



Alicates


Outro super auxílio do trabalho botânico, ele ajuda muito, principalmente nos trabalhos com os arames, possibilitam cortar e moldar. Recomendamos muito o uso de alicates de corte e de artesanatos em geral, bijouterias…


Tesouras


Tesoura de poda de flores é essencial, tesouras de tecido também auxiliam muito no corte de fitas de acabamento e tesouras de uso geral para cortar os seus barbantes e pequenas hastes de flor.


Colas


Vamos aqui entrar em um capítulo à parte, no trabalho floral podemos usar várias colas e os usos variam de acordo com a flor que você está usando.

Vamos detalhar para que usamos cada tipo de cola.


  • Cola quente - a cola quente é literalmente um coringa, ela pode ser usada no trabalho com flores secas, mas muito cuidado, ela pode deixar o acabamento da sua peça feio se for usada com abundância, precisa tomar cuidado. E nunca use nas flores naturais

  • Floral tape - essa fita, como falamos acima, tem cola na sua composição e ajuda muito para emendar caules, fazer maços e pequenos arranjos

  • Cola de flores - Essa cola é muito usada para trabalhos de flores frescas, mas é uma cola geralmente muito cara, não temos fabricantes brasileiros, então as colas que achamos aqui costumam custar bem caro, tem que usar com cuidado para não desperdiçar.

  • Goma arábica - Essa é uma cola vegetal, muito usada para colar papel, pode ser usada para colar flores prensadas em papel para trabalhos de quadros, papeis de cartas com flores naturais, cartões, entre outros

  • Cola instantânea - Essa cola é um coringa sempre, mas cola tudo, inclusive a mão. Se usada nas pétalas, mesmo secas, podem estragar o seu trabalho, mas nos caules elas funcionam bem, então dependendo do seu projeto, elas podem ser ótimas aliadas.



É isso, aqui estão as nossas principais ferramentas de trabalho!!!

Nesse vídeo também detalhamos as ferramentas.



138 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page