top of page
  • Foto do escritorEstúdio PiMa

Como secar suas flores usando Sílica em gel

A sílica em gel é uma das maneiras mais rápidas de desidratar suas flores, confira aqui como fazer isso.


Sim, essa mesmo, a sílica que vem nas suas roupas, sapatos, bolsas. A sílica é uma substância com alta capacidade de absorção de água, e da mesma maneira que ela consegue tirar a umidade de nossas roupas, ela também tem uma alta capacidade de absorção da água das flores. É um tipo de desidratação muito rápido das flores, mas "Nem tudo são flores" e vamos explicar aqui o passo a passo e prós e contras.


Também temos um vídeo no nosso IGTV que contamos um pouco esse processo:




Secagem na sílica em gel:


Um dos melhores métodos de secagem, porque o processo ocorre de maneira uniforme. Com boa manutenção de forma e cor, entretanto, a sílica gel é um material caro e difícil de encontrar.

Para secar, a primeira coisa é escolher a parte a ser seca e cobrir com sílica gel, manter em recipiente fechado (olhar a cada dois dias) e em local escuro.

Um ponto negativo, e vale aqui chamar atenção é o peso da sílica em gel, se as flores forem muito delicadas pode deixar marcas nas pétalas e chegar a estragar o seu trabalho.


Após usar algumas vezes a sílica pode perder a capacidade de desidratação, então você pode colocar em uma assadeira e levar ao forno para que a água do gel evapore no calor e pronto, sua sílica está pronta para ser reutilizada.





Secagem na sílica de gato:


Outra sílica com capacidade de secagem é a sílica de gatos, mais fácil de ser encontrada, em loja de pets. O preço é um pouco mais em conta, o processo de secagem é parecido, mas um pouco mais demorado. Basta cobrir as flores ou folhas a serem secas, deixar em um ambiente escuro e fechado e aguardar algumas semanas até que estejam secas. Em média 20 dias.


Por ser uma areia, com granulometria, amassa menos as suas flores, mas o ponto negativo é que ela penetra em todas as microfissuras das suas flores, depois precisa ter muito cuidado para limpar e tirar toda a areia que fica nas suas flores.


Esse processo é lento, porém olhar a cada dois dias pode evitar uma eventual proliferação de fungos ou outras pragas.



Nosso IGTV você pode ver o resultado desse método de secagem ;-)



1.650 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page