• Estúdio PiMa

Capins na decoração, como usar?


Os capins estão em alta na decoração, aparecem de diferentes formas em casas e festas. São milhares de espécies diferentes de capins, o que nos possibilitam diferentes cores, plumagens e tamanhos, por isso estão tão em alta.






Os tipos mais comuns nas decorações são:


Capim dos pampas


Nome Científico: Cortaderia selloana

Nomes Populares: Capim-dos-pampas, Cana-dos-pampas, Cortadeira, Penacho-branco, Pluma




O capim-dos-pampas é gigante, chegando a 2,5 metros de altura. Suas flores são grandes plumas que podem te coloração branca, amarelada ou arroxeada, formadas principalmente no verão.














Capim do texas

Nome Científico: Pennisetum setaceum

Nomes Populares: Capim-do-texas, Capim-chorão



O capim-do-texas é uma gramínea de folhagem longa, podendo ser verdes, avermelhadas ou roxas dependendo do cultivo. As flores tem aspecto de pluma, com cores que acompanham os tons da folhagem, sendo esbranquiçadas nas de folhas verdes e rosadas nas de folhas vermelhas e roxas. As variedades mais comuns em cultivo são a “Rubrum”, “Cupreum”, “Atrosanguineum”, “Purpureum” e “Eaton Canyon”, uma miniatura.







Capim ubá


Nome cientifico: Gynerium sagittatum

Nomes populares: Cana-brava, ubá, cana-ubá, parimá, ariná, eguará, eraí, flecha, cana-flecha, flechade-urubu, cana-do-rio, canarana, canarana-flecha, cana-amarga, capim-uva, cana-selvagem.








A cana-brava é uma planta que podemchegar até dez metros de altura. As plumas são em tons de marrom e bege claro e formam um movimento lindo.







Todos esses capins são encontrados no Brasil com facilidade. Mais o que torna essas plantas ainda mais especiais é a possibilidade de secar e usar por anos e anos. Depois de cortados, eles secam naturalmente, nesse processo soltam muitas mini plumas e costumam sujar os ambientes, mas é normal. Uma dica ótima é passar spray de verniz, isso ajuda a grudar as penugens para que você perca menos volume. Outra dica preciosa aqui, evite ficar mexendo no capim, isso faz com que eles fiquem soltando.


No nosso Pinterest tem várias dicas de como usar o capim na decoração!!!

384 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo